quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Biocombustível, é mesmo uma fonte de energia limpa?


Biocombustível, é mesmo uma fonte de energia limpa?

O biocombustível surge como uma das soluções para a crise energética mundial e com um apelo ecológico no que se refere ao aquecimento global, mas há desafios a serem resolvidos, pois esta fonte de energia renovável também possuem vantagens e desvantagens.
 É um engano pensar que os biocombustíveis são fontes de energia limpa, eles também liberam monóxido de carbono (CO2), óxido nitrosos (NOx) e os compostos orgânicos (COV), particulados e outros poluentes na atmosfera, porém em níveis menores que as fontes fosseis.
Biocombustíveis: vantagens e desvantagens
1. Vantagens de uso dos biocombustíveis
- Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
- No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;
- Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
- Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);
- O biodiesel substitui bem o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;
- Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível);
- Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.

2. Desvantagens do uso dos biocombustíveis
- Consome grande quantidade de energia para a produção;
- Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);
- Redução da biodiversidade;
- As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;
- Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis;
- Possibilidade de redução da produção de alimentos em detrimento do aumento da produção de biocombustíveis, o que pode contribuir para aumento da fome no mundo e o encarecimento dos alimentos;
- Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada);
- A queima da cana libera grandes quantidades de gases nitrogenados, que retornam ao ambiente na forma de “chuva seca” de fertilizantes, segundo pesquisa do químico ambiental Arnaldo Cardoso e publicada na revista “Unesp Ciência”, edição de fevereiro de 2010. Nos ambientes aquáticos, o efeito é muito rápido: proliferação de algas, com liberação de toxinas e consumo de quase todo oxigênio da água, o que provoca a morte de um grande número de espécies.
Crédito: Sandro Falsetti / 'Unesp Ciência' fevereiro de 2010, pág.43.
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp

Como se vê, os biocombustíveis não são a grande solução para o problema energético do mundo. É preciso pensar a produção do biocombustível de maneira que respeite os princípios de sustentabilidade e proteção ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário