Biocombustível, é mesmo uma fonte de
energia limpa?
O biocombustível surge como uma das soluções para a crise
energética mundial e com um apelo ecológico no que se refere ao aquecimento
global, mas há desafios a serem resolvidos, pois esta fonte de energia renovável
também possuem vantagens e desvantagens.
É um
engano pensar que os biocombustíveis são fontes de energia limpa, eles também liberam
monóxido de carbono (CO2), óxido nitrosos (NOx) e os
compostos orgânicos (COV), particulados e outros poluentes na atmosfera, porém
em níveis menores que as fontes fosseis.
Biocombustíveis:
vantagens e desvantagens
1.
Vantagens de uso dos biocombustíveis
-
Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo
para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui
para frear o aquecimento global);
- No caso
específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser
usadas para a produção de biocombustíveis;
- Geração
de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
- Menor
investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo
são muito dispendiosas);
- O biodiesel
substitui bem o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;
- Redução
do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível);
-
Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.
2.
Desvantagens do uso dos biocombustíveis
- Consome
grande quantidade de energia para a produção;
- Aumento
do consumo de água (para irrigação das culturas);
- Redução
da biodiversidade;
- As
culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes
nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases
estufa;
-
Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para
plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis;
-
Possibilidade de redução da produção de alimentos em detrimento do aumento da
produção de biocombustíveis, o que pode contribuir para aumento da fome
no mundo e o encarecimento dos alimentos;
-
Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de
fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido
à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada);
- A
queima da cana libera grandes quantidades de gases nitrogenados, que retornam
ao ambiente na forma de “chuva seca” de fertilizantes, segundo pesquisa do
químico ambiental Arnaldo Cardoso e publicada na revista “Unesp Ciência”,
edição de fevereiro de 2010. Nos ambientes aquáticos, o efeito é muito rápido:
proliferação de algas, com liberação de toxinas e consumo de quase todo
oxigênio da água, o que provoca a morte de um grande número de espécies.
Crédito: Sandro
Falsetti / 'Unesp Ciência' fevereiro de 2010, pág.43.
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp
Como se
vê, os biocombustíveis não são a grande solução para o problema energético
do mundo. É preciso pensar a produção do biocombustível de maneira que respeite
os princípios de sustentabilidade e proteção ambiental.

Nenhum comentário:
Postar um comentário